sexta-feira, 11 de março de 2016

A história da Escola Estadual Presidente Kennedy.

         

         Originalmente, Escola Estadual Presidente Kennedy, situada na Rua Campina Grande, chamava-se Grupo Escolar Campo Limpo, funcionava num galpão de madeira construído com recursos da comunidade e abrigava 1800 alunos. Era a única escola primária da região.
     O Grupo Escolar Campo Limpo foi criado com quatro classes, incluídas as anexações da segunda escola mista de Campo Limpo por Decreto de 31/03/1954, publicado em 03/04/1955.
       No período de 1954 a 1961 os tempos foram difíceis, pois o prédio não oferecia condições de atendimento para o grande número de crianças do bairro que se tornava cada vez mais populoso.
    Em 1962 com o grande crescimento do bairro e as dificuldades para o atendimento dos alunos foi feita uma parceria com o Dr. Renato Leonardo Belfiore, proprietário da indústria Metafil e o número de classes foi ampliado.
      Em 1968, a escola já contava com 2600 crianças e 79 classes, um gabinete dentário foi doado pelo dono da Metafil e o Grupo Escolar participava de importantes campanhas como: vacinação antitetânica, campanha de agasalho, atendimento a deficientes visuais, entre outras.
     Em 12/05/1965, por força do Decreto no 44646 de 19/04/1965, o Grupo Escolar Campo Limpo recebeu o nome de Escola Estadual Presidente Kennedy. A inauguração da placa denominativa deu-se com a presença dos alunos, professores, funcionários, pais, comunidade e várias autoridades, dentre elas o Cônsul Geral dos Estados Unidos que agradeceu as homenagens em nome de seu país e da família Kennedy. Essa nova denominação foi pleiteada pelos próprios moradores e professores que pretendiam perpetuar em homenagem póstuma a lembrança do estadista americano.
       A construção de um prédio de alvenaria era aguardada desde 1956, quando foi lavrada a escritura de doação de um terreno na Rua Francisco Peixoto. A tão esperada escola só ficou pronta em 1969 e foi inaugurada em 1970.
     Em 1976, a escola passa a ser de primeiro e segundo graus e conta com Magistério. Hoje, a escola atende cerca de 1300 alunos de Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio (Regular e EJA).



22 comentários:

  1. Eu estive lá nesta inauguração. Tinha 7 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr.Joel, queria saber se tem como o senhor me Seder um pouco do seu tempo, para me contar como era o ensino e os professores da época. Desde já agradeço.
      Att: César

      Excluir
  2. Estudei nessa escola em 1971, meu primeiro ano escolar.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Estudo atualmente no terceiro ano do ensino médio do kennedy, vai acontecer uma festa de 50 anos q a escola foi inaugurada no atual prédio.
      Se vc tiver histórias pra contar sobre a escola pf me enviem um e-mail pq faremos um trabalho sobre os ultimos 50 anos da escola e necessitamos fazer entrevistas, pesquisas e ate documentários

      Excluir
    2. Estudei no colegio era de madeira verde...depois fomos pro pro colegio de alvenaria,vivi momentos felizes....quem aqui estudou com a professora Lígia no 1 ano primário estudava com 2 alunos japoneses que eram gêmeos lembro deles 1 era woshinton é o outro era Wilson ou weligton ficou na memória saudades.

      Excluir
  4. Estudo atualmente no terceiro ano do ensino médio do kennedy, vai acontecer uma festa de 50 anos q a escola foi inaugurada no atual prédio.
    Se alguem tiver histórias pra contar sobre a escola pf me enviem um e-mail pq faremos um trabalho sobre os ultimos 50 anos da escola e necessitamos fazer entrevistas, pesquisas e ate documentários.

    ResponderExcluir
  5. Se vocês que estudaram na escola presidente Kennedy, estiverem dispostos a responder algumas perguntas mandem mensagem no meu e-mail por favor. Vai acontecer o projeto dos 50 de Kennedy seria legal contar a história de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Eu estudei no Kennedy desde o tempo que era um barracão realmente tinha algumas classes que funcionavam lá em baixo na Metafil devido ao grande número de alunos tenho toda história até hoje na memória.

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de reencontrar amigos dessa época de 1965 a 1973

    ResponderExcluir
  8. Meu whats 1194964_6205 email jonasilva58@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Me lembro do primeiro Diretor Sr.Felipe Mario Grosso era bem severo, depois o Diretor passou a ser o Prof. Toninho, me lembro da Prof. DNA Quézia não me esqueço porque ela lecionava matemática a matéria que eu mais odiava. Saudades desse tempo dos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembro exatamente de tudo que vc falou...Tempo bom esse

      Excluir
    2. Quem Lembra do senhorzinho de terno marrom...Que vendia doces?

      Excluir
  10. Eu tive uma doceria enfrento do Colégio Kennidi 10 anos meus três filho Wanderson R.de Brito e Wellingtom R.de Brito e Tiago G de Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia! A melhor doceria! O Melhor dog! Tinha até conta lá kkkkkkkkkk... Estudei todo meu ciclo escolar com o Tiago (vulgo Goiaba) Saudades...

      Excluir
    2. Saudades do sorvete da tia!! E eu estudei com o Wellington

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. tenho ainda o diploma do primário assinado pelo diretor Felipe Mario Grosso, careca de bigodão.o diploma foi entregue em uma cerimônia no teatro Paulo Eiró em Dezembro de 1969. saudades.


    ResponderExcluir
  13. Estudei em 1976 primeira série com a professora Marli Rea

    ResponderExcluir
  14. Eu estudei nessa Colégio em 1987 ou 1988 se não me falha a memória rs ...fui a passeio na casa de uma tia minha , eu tinha 8 anos de idade , acabei naquele ano estudando nesse colégio... Eu conheci uma menina que se chamava Roberta ela era descendente de japonês. Alguém se lembra dela ? Ela morava praticamente em frente a escola .

    ResponderExcluir